Na A Casa Humana, unimos o olhar humano à excelência técnica para oferecer cuidados domiciliares especializados, sempre focados no bem-estar integral de nossos pacientes e suas famílias. Nosso compromisso é proporcionar acolhimento, conforto e um cuidado de alta performance, priorizando a dignidade e a qualidade de vida em todas as fases do tratamento.

Como parte do ecossistema ACQA — um acrônimo de Ana Claudia Quintana Arantes, nossa sócia-fundadora, médica renomada, escritora e uma das maiores referências em cuidados paliativos —, a Casa Humana reforça diariamente seu compromisso com a excelência no cuidado.

Com uma equipe multidisciplinar formada por profissionais especializados em cuidados paliativos, atendemos às necessidades físicas, espirituais e psicossociais de nossos pacientes e suas famílias. Sob a supervisão da Dra. Ana Claudia Quintana Arantes, oferecemos uma abordagem compassiva e humanizada, sempre buscando atender cada pessoa de maneira integral.

A Casa Humana reflete a visão da Dra. Ana Claudia de que o cuidado domiciliar deve combinar uma técnica de excelência com profundo respeito pela história e pelo legado de cada paciente. Com essa liderança, nos tornamos uma referência em cuidados paliativos domiciliares, oferecendo um atendimento personalizado e acolhedor, que valoriza o ser humano em sua totalidade.

Com uma abordagem centrada na dignidade e na qualidade de vida, nosso trabalho é pautado em oferecer a melhor experiência possível de cuidado, respeitando a biografia e o legado de cada pessoa até o último instante.

Dra-Ana-Casa-Humana

Cuidados paliativos

Segundo a OMS, cuidados paliativos são uma abordagem que melhora a qualidade de vida dos pacientes e de seus familiares que enfrentam problemas associados a doenças que ameaçam a vida. Esses cuidados ajudam a prevenir e aliviar o sofrimento através da identificação precoce e tratamento adequado da dor e de outros problemas físicos, psicossociais e espirituais.

Oferecidos por uma equipe multiprofissional qualificada, os cuidados paliativos são destinados a pessoas com doenças que afetam gravemente a continuidade da vida, desde o diagnóstico até o final da vida. O suporte inclui também o acompanhamento da família e amigos durante o luto.

Essa abordagem utiliza todos os recursos  diagnósticos e terapêuticos disponíveis para garantir suporte integral à qualidade de vida para o paciente e seus familiares. O principal objetivo é aliviar e prevenir o sofrimento ao longo da evolução da doença, permitindo que o paciente viva sua vida com dignidade até o último instante.

Cuidados paliativos vão além do tratamento convencional. Eles buscam garantir que o paciente seja tratado como um ser humano completo, proporcionando conforto, valor e significado a cada momento de sua jornada e não podem estar reservados apenas para os últimos dias de vida, devendo, portanto, coexistir com terapias modificadoras do curso da doença desde o diagnóstico.

Estabelecer precocemente a situação de fim de vida pode ser fundamental para atingir a sustentabilidade na saúde suplementar. Isso ajuda a conhecer as preferências e valores dos pacientes, definir melhor os objetivos e facilitar o processo de planejamento de decisões avançadas. Também melhora a qualidade de vida e o controle dos sintomas, reduz a angústia, permite cuidados menos agressivos, reduz as despesas com cuidados e pode até aumentar a sobrevida. Essa identificação deve ser feita idealmente de forma proativa, precoce e universal.